Artigos completos

TÍTULO AUTOR (A) ANO LINK PARA ACESSO
Escola, família e Educação Especial: A processualidade das relações em contextos brasileiro e mexicano.
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Giselle Lemos S. Kautsky
2019 http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/3185 

Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios

  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Isabel Matos Nunes
2018 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596

Escolarização brasileira nos Manifestos dos Pioneiros da Educação (1932 e 1959): tensões e interesses

 

  • Júnio Hora
  • Edson Pantaleão
2018 http://teste.periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/22911

Legislações e políticas públicas da Educação Especial no Ensino Superior e a Historiografia: um estudo comparado internacional

 

  • Júnio Hora
  • Edson Pantaleão
2018 https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2663/2397 

Recurso público para Educação Especial: identificação, magnitude e direção do gasto social

 

Reginaldo Celio Sobrinho; Gildásio Macedo de Oliveira; Edson Pantaleão 2018 http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9949
Perspectivas teórico-metodológicas e diálogos sobre pesquisas na formação de professores: apontamentos sobre o caráter político e pedagógico da produção de conhecimento em educação Reginaldo Celio Sobrinho; Edson Pantaleão; valdete Côco 2018 http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6114/47966054
A Sociologia Figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em Educação Especial
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Giselle L. Schmidel Kautsky
2018

http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/5245

Trajetória de egressos do ensino superior: uma análise sociológico-figuracional

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Silvani da Silva Wingler
2018 http://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/7536/5378
Um diálogo sobre regulamentação do Cadastro Nacional de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação: entrevista com a Professora Doutora Olzeni Leite Costa Ribeiro
  • Gildásio Macedo de Oliveira
  • Reginaldo Celio Sobrinho
2018 http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/23632/16360
Tensões na gestão do Programa Benefício de Prestação Continuada na Escola
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Monica Isabel Carleti Cunha
  • Edson Pantaleão
2018 https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3439/2161
El trabajo del director escolar en el contexto de las políticas de Educación Especial en el municipio de Xalapa/VER
  • Ellis Regina Santos Godoy
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Alma de los Angeles Cruz Juárez
2018 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-3262201800...
RECURSOS PÚBLICOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: identificação, magnitude e direção do gasto social
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Gildásio Macedo de Oliveira
  • Edson Pantaleão Alves
2018 http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/ar...
O papel dos governos e dos mecanismos legais nos processos inclusivos escolares
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Elaine de Carvalho
2018 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes...
O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial
  • Mariângela Lima Almeida
  • Rayner Raulino Silva
  • Janaina Borges alves
2017 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10184
Apresentação da Seção Temática - Norbert Elias e Educação
  • Magda Sarat
  • Reginaldo Célio Sobrinho
2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000...
O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Edson Pantaleão
2017 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2175-6236201700...
Política de Educação Especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectiva
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Delfina Aguilar Cuevas
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Helen Malta Valadão
2017 http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2099/642
Educação em Tempo Integral no município de Vitória - ES: uma política em construção
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Nubia Rosetti do Nascimento Gomes
2017 https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9723
A Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica como perspectiva teórico-metodológica: Produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Nubia Rosetti do Nascimento Gomes
2017 https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9723

Acesso e permanência para a escolarização do público-alvo da Educação Especial no município de Vila Velha/ES

  • Júnio Hora
  • Gildásio Macedo de Oliveira
2016 https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/13863

Softwares e potencialidades educativas: Uma possível (re)conceituação frente aplicação de múltiplas metodologias

 

  • Michele Comaru
  • Fabiana Kauark
  • Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves
  • Flávio Lopes dos Santos
2016 https://www.researchgate.net/publication/337802542_SOFTWARES_E_POTENCIALIDADES_EDUCATIVAS_UMA_POSSIVEL_RECONCEITUACAO_FRENTE_APLICACAO_DE_MULTIPLAS_METODOLOGIAS

Aprendizagem matemática de um estudante com baixa visão: uma experiência inclusiva fundamentada em Vigotski, Leontiev e Galperin

  • Flávio Lopes dos Santos
  • Edmar Reis Thiengo
2016 http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1126
Formação de professores: Experiência com o tema das Altas Habilidades/Superdotação: Educação Especial em debate
  • Roberto Carlos Machado
  • Helen Cristina Correia
2016 http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/14593

Educação de surdos em Vitória/ES: políticas, processos e relações de interdependência

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Tamile Correia de Miranda Milanezi
2016 http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/13808
O intérprete de LIBRAS na formação de estudantes surdos no Ensino Superior brasileiro
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
2016 http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13502
Rodas de Pesquisa e Formação em Educação Especial: as trajetórias de estudantes com deficiência
  • Clarissa Haas
  • Edson Pantaleão
  • Rosimeire Maria Orlando
  • Claudio Roberto Baptista
2016 http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2783
Vivencias de los estudiantes con discapacidad en el contexto de una universidad pública mexicana
  • Alma de los Angeles Cruz Juárez
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Júnio Hora
  • Alexandre Bazilatto
2016 http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1866/533
O Programa "Benefício de Prestação Continuada na Escola" e os imperativos da inclusão produtiva: apontamentos
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Monica Isabel Carleti Cunha
  • Edson Pantaleão
2016 http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/29063/pdf
O Plano Nacional de Educação e a Educação Especial
  • Reginaldo Celio SOBRINHO
  • Edson PANTALEÃO
  • Maria das Graças Carvalho Silva de SÁ
2016 http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n160/1980-5314-cp-46-160-00504.pdf
Políticas de Inclusão Escolar na perspectiva dos setores de Educação Especial de três municípios capixabas
  • Reginaldo Celio SOBRINHO
  • Edson PANTALEÃO
  • Denise Meyrelles de JESUS
2016 http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1030
A Leitura como Direito na Educação Básica
  • Mariza Carvalho nascimento Ziviani
  • Sandrina Wandel Rei de Moraes
2016 http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13868
ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • Reginaldo Celio SOBRINHO
  • Maria das Graças Carvalho Silva de SÁ
  • Edson PANTALEÃO
  • Denise Meyrelles de JESUS
2015 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000400002

Continuing education for public administrators in special education: local policy for school inclusion

  • Denise Meyrelles de Jesus
  • Edson Pantaleão
  • Mariângela L. de Almeida
2015 https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1648
Interdependência na figuração família: escola na inclusão do estudante com deficiência
  • Edson Pantaleão Alves
  • Núbia Rosetti Nascimento Gomes
  • Elaine Carvalho
2015 http://oaji.net/articles/2016/2991-1455534853.pdf
Educação em Tempo Integral no município de Vitória - ES: uma política em construção
  • Edson Pantaleão Alves
  • Núbia Rosetti Nascimento Gomes
2015 http://facevv.cnec.br/wp-content/uploads/sites/52/2015/10/Artigos-Edi%C3...
Democracia como instrumento de fortalecimento do conselho de escola
  • Beatriz de Oliveira Andrade
  • Tatiana Gomes dos Santos Pertele
2015

DUC In ALTUM (MIRIAÉ) - Texto disponível apenas em meio físico.

A formação de professores no contexto da escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Giselle L. Schmidel Kautsky
  • Edson Pantaleão
2015 http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/2396
Civilização, Habitus e Poder nas Inter-Relações em Contextos Escolares Inclusivos: Fundamentações Elisianas
  • Mariza Carvalho nascimento Ziviani
  • Sandrina Wandel Rei de Moraes
2015 http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13220

Pensando com Elias a escolarização de estudantes surdocegos

  • Marcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Mônica Isabel Carleti Cunha Corrêa
  • Tamille Correia de Miranda Milanezi
2015 http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13225

Trabalhadoras de turno noturno: relações de gênero, produção de vulnerabilidades e promoção da saúde

 

  • Juliana Figueiredo Arreal
  • Laura Cecilia López
2014 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572014000200184

A Abordagem CTS no curso de Pós-graduação EDUCIMAT-IFES: O reflexo das ações de seus alunos no processo de ensino e aprendizagem

 

  • Michele Comaru
  • Fabiana Kauark
  • Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves
  • Flávio Lopes dos Santos
2014 https://www.researchgate.net/publication/322504806_A_Abordagem_CTS_no_curso_de_Pos-graduacao_EDUCIMAT-IFES_O_reflexo_das_acoes_de_seus_alunos_no_processo_de_ensino_e_aprendizagem

Políticas de acesso e de permanência no Ensino Superior brasileiro: dilemas e perspectivas

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Tamille Correia de Miranda Milanezi
2014 http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4714
Implicações dos processos de gestão democrática nas políticas institucionais de inclusão escolar: o COnselho da escola como figuração específica
  • Beatriz de Oliveira Andrade
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Célio Sobrinho
2014 Revista FACEVV - Texto disponível apenas em meio físico.
Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial
  • Edson Pantaleão Alves
  • Reginaldo Celio Sobrinho
2014 https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8592

Contribuições da Teoria de Galperin para o processo educativo de alunos com necessidades educativas especiais: Algumas reflexões

 

  • Edmar Reis Thiengo
  • Flávio Lopes dos Santos
  • Janiveldo Pacheco Cordeiro
2013 https://rialaim.jimdofree.com/n%C3%BAmeros-especiales/

Identidade, educação e ações afirmativas

 

  • Cleberson de Deus Silva
2013 http://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/5495
A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson pantaleão Alves
2013 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602013000300018&script=sci_a...
Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares
  • Valdete Côco
  • Letícia Cavassana Soares
  • Nelma Suely Bragança
  • Raiane Lóss Cardoso
2013 http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71530929003

São Mateus: contextos da EJA e perspectivas do PROEJA a partir das determinações do imaginário social

 

  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Maria José de Resende Ferreira
2012 https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12
 Aproximações entre Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica e Sociologia Figuracional na pequisa em Educação Especial
  • Reginaldo Celio Sobrinho
2011 http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1449/pdf_79

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910