XX Simpósio Internacional Processos Civilizadores

O vigésimo Simpósio Internacional Processos Civilizadores (XX SIPCs): “Procesos Sociales y Civilizaciones Latinoamericanas” ocorrerá na cidade de Cochabamba, Bolívia, no dia 18 e 22 de novembro em 2024, em que contará com o apoio das seguintes universidades: Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bahia (IFBA); Universidade de Buenos Aires (UBA). Além da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Mayor de San Simón (UMSS). A escolha do local foi decidida, de maneira unânime nos últimos dias de novembro de 2022, durante o XIX SIPCs, em Salvador, Bahia (Brasil).

O SIPCs é um evento internacional acadêmico-científico itinerante que surgiu no Brasil, em 1996, com a criação do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPRPC), evolvendo estudos de pesquisadores/as doutores, estudantes de pós-graduação e de graduação com caráter interdisciplinar de várias universidades do mundo, como África, Ásia, Europa e America Central. Em diálogo com as teorias de Norbert Elias, particularmente, com os fundamentos da Sociologia Figuracional e da Teoria dos Processos Civilizadores.

O grupo "Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais" (CNPq), tem desenvolvido estudos na área de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com enfoque nas políticas e nos processos de gestão da Educação, considerando os diferentes contextos e processos histórico-sociais, a partir da perspectiva teórica de Norbert Elias, com enfoque em pesquisa de estudo comparado internacional e estará presente nesse evento com apoio financeiro da Fapes/CNPq.

Texto: Thamirys Sousa

Revisão: Junior Hora