Nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2025, os integrantes do nosso grupo de pesquisa participaram do 2º Colóquio “Pesquisa em Educação Especial: Mapeando Produções”, organizado pelas Profa. Dra. Denise Meyrelles, Profa. Dra. Aline de Menezes e Profa. Dra. Isabel Matos.
Nos próximos dias 21 a 26 de outubro de 2024, a Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Goiabeiras, ofertará uma ação formativa intitulada: “Formação continuada em Educação Bilíngue de Surdos: Práticas e Desafios”, que é destinada somente a professores bilíngues de estudantes surdos e Tradutores e Intérpretes de Libras/língua portuguesa (TILSP’s) que estejam atuando no contexto educacional no ano de 2024. Para essa formação foram sistematizadas temáticas e atividades que perfazem 50h para cada uma das turmas, sendo: uma para professores bilíngues e uma turma para TILSP’s.
O próximo Simpósio Internacional de Processos Civilizadores será realizado na cidade de Cochabamba, Bolívia, do dia 18 a 22 de novembro de 2024. O tema geral do XX SIPCs é "Processos sociais e civilizações latino-americanas", trata-se de discutir os aspectos específicos dos processos civilizatórios e de outros conceitos eliasianos. As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de junho de 2024, em resumo que não ultrapasse 500 palavras, por meio de e-mail. Precisa também, conter o nome e a temática da mesa, assim como a lista de participantes.
O vigésimo Simpósio Internacional Processos Civilizadores (XX SIPCs): “Procesos Sociales y Civilizaciones Latinoamericanas” ocorrerá na cidade de Cochabamba, Bolívia, no dia 18 e 22 de novembro em 2024, em que contará com o apoio das seguintes universidades: Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bahia (IFBA); Universidade de Buenos Aires (UBA).
No dia 31 de outubro deste ano, os doutores e integrantes do grupo Edson Pantaleão e Júnio Hora, realizaram entrevistas com a Mestra Verónica Ortiz Méndez que atua na Licenciatura em Pedagogia e na Licenciatura em Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência, e também conversaram sobre as dinâmicas de trabalho em ambos cursos, bem como de suas práticas. Além de entrevistarem o Mestre José Luis Aguilar Trejo e a Mestra Maryna Gallardo Romagnoli, docentes da Licenciatura em Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência, conversaram sobre a docência neste curso.
Tendo como principal método o estudo comparado internacional, os integrantes do GRUPGIE (têm dado atenção, também, à gestão educacional no ensino superior no Brasil e em outros países). Na última semana os doutores Júnio Hora e Edson Pantaleão, participaram de uma reunião em que discutiram sobre cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Veracruzana (UV), no dia 26 de outubro, com financiamento de Fapes/CNPq, junto à Ma.
O grupo vem se preocupando em como a gestão educacional no ensino superior tem sido realizada no Brasil e em outros países, se utilizando do método de estudo comparado, os integrantes e doutores Júnio Hora, Edson Pantaleão e Euluze Rodrigues, realizaram uma entrevista com estudantes com e sem deficiência, nos dias 24 e 25 de outubro, sobre as suas relações acadêmicas, bem como as questões relacionadas à políticas de inclusão da Universidade Veracruzana com financiamento da Fapes/CNPq.
Os doutores Gildásio Macedo e Reginaldo Celio Sobrinho, junto com as doutorandas Claudiana R. dos Anjos e Larissa Littig e o doutorando Rayner Raulino em visita técnico-científica à cidade de Guadalajara (Jalisco/México).
Dr. Euluze Rodrigues da Costa Junior, professor Adjunto e Chefe do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo onde também é professor permanente do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes), é membro pesquisador do GRUPGIE desde 2014.
Lucas de Souza Leite, formado em Geografia (Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). É estudante do curso de doutoramento em Educação do PPGE/Ufes e membro do GRUPGIE desde 2020. Desenvolve seus estudos de doutoramento na campo da formação de professores, Educação Especial e Educação Inclusiva, realizando, no ano de 2023, estágio-técnico de pesquisa na Universidade de Évora (UÉ), no Alentejo, em Portugal.