O próximo Simpósio Internacional de Processos Civilizadores será realizado na cidade de Cochabamba, Bolívia, do dia 18 a 22 de novembro de 2024. O tema geral do XX SIPCs é "Processos sociais e civilizações latino-americanas", trata-se de discutir os aspectos específicos dos processos civilizatórios e de outros conceitos eliasianos. As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de junho de 2024, em resumo que não ultrapasse 500 palavras, por meio de e-mail. Precisa também, conter o nome e a temática da mesa, assim como a lista de participantes.
O vigésimo Simpósio Internacional Processos Civilizadores (XX SIPCs): “Procesos Sociales y Civilizaciones Latinoamericanas” ocorrerá na cidade de Cochabamba, Bolívia, no dia 18 e 22 de novembro em 2024, em que contará com o apoio das seguintes universidades: Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bahia (IFBA); Universidade de Buenos Aires (UBA).
No dia 31 de outubro deste ano, os doutores e integrantes do grupo Edson Pantaleão e Júnio Hora, realizaram entrevistas com a Mestra Verónica Ortiz Méndez que atua na Licenciatura em Pedagogia e na Licenciatura em Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência, e também conversaram sobre as dinâmicas de trabalho em ambos cursos, bem como de suas práticas. Além de entrevistarem o Mestre José Luis Aguilar Trejo e a Mestra Maryna Gallardo Romagnoli, docentes da Licenciatura em Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência, conversaram sobre a docência neste curso.
Tendo como principal método o estudo comparado internacional, os integrantes do GRUPGIE (têm dado atenção, também, à gestão educacional no ensino superior no Brasil e em outros países). Na última semana os doutores Júnio Hora e Edson Pantaleão, participaram de uma reunião em que discutiram sobre cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Veracruzana (UV), no dia 26 de outubro, com financiamento de Fapes/CNPq, junto à Ma.
O grupo vem se preocupando em como a gestão educacional no ensino superior tem sido realizada no Brasil e em outros países, se utilizando do método de estudo comparado, os integrantes e doutores Júnio Hora, Edson Pantaleão e Euluze Rodrigues, realizaram uma entrevista com estudantes com e sem deficiência, nos dias 24 e 25 de outubro, sobre as suas relações acadêmicas, bem como as questões relacionadas à políticas de inclusão da Universidade Veracruzana com financiamento da Fapes/CNPq.
Os doutores Gildásio Macedo e Reginaldo Celio Sobrinho, junto com as doutorandas Claudiana R. dos Anjos e Larissa Littig e o doutorando Rayner Raulino em visita técnico-científica à cidade de Guadalajara (Jalisco/México).
Dr. Euluze Rodrigues da Costa Junior, professor Adjunto e Chefe do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo onde também é professor permanente do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes), é membro pesquisador do GRUPGIE desde 2014.
Lucas de Souza Leite, formado em Geografia (Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). É estudante do curso de doutoramento em Educação do PPGE/Ufes e membro do GRUPGIE desde 2020. Desenvolve seus estudos de doutoramento na campo da formação de professores, Educação Especial e Educação Inclusiva, realizando, no ano de 2023, estágio-técnico de pesquisa na Universidade de Évora (UÉ), no Alentejo, em Portugal.
En los últimos días de noviembre de 2022, en Salvador, Bahía, se decidió, de manera unánime, la realización del XX Simposio Internacional Procesos Civilizadores en la ciudad de Cochabamba, a llevarse a cabo a fines... Créditos: Mauricio Sánchez Patzy (País de Magonia). https://guardiana.com.bo/opinion/norbert-elias-en-cochabamba/
Adriana da Costa Barbosa é licenciada em Matemática e mestra em Informática. Desenvolve estudos de doutoramento em Educação na Ufes Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e atualmente está em estágio sanduíche na Coventry University (CU), se dedicando a temática de Inclusão de pessoas com espectro autistas no Ensino Superior. Em virtude do caráter comparativo da sua pesquisa, atualmente está na cidade de Coventry para a produção de dados.